sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

POEMA DEDICADO A AGOSTINHO JOSÉ DE SANTIAGO NETO, MEU AVÔ



Descrever agora eu vou
Sobre o meu querido avô
Agostinho Santiago
Essa figura poética
Dá vigor à minha estética
Preenche meu mundo vago.

Esse meu grande avoengo
Sofrera como monstrego
Buscando a felicidade
Assim fala a vizinhança
Fez parte da vereança
Da nossa humilde cidade.

Desse grande avô remoto
Eu sempre fora devoto
Com denodado pendor
Essa figura sensata
Foi também autodidata
Como o neto trovador.

Demonstro dentro da lógica
A árvore genealógica
Da minha rude ascensão
Agostinho Santiago
A figura que propago
Com tamanha vocação.

Esse gênio solidário
Tinha o gosto literário
Como seu neto também
Esse cidadão gentil
Foi por certo o grande adil
Que Russas quisera bem.

Eu não cheguei a conhecê-lo
Mas o trato com desvê-lo
Na minha estrofe invulgar
Desse meu tronco paterno
Herdara o coração terno
Também aprendera amar.

Desse meu progenitor
Já falei com todo amor
Na minha estrofe virente
Esse cidadão discreto
Jamais conheceu seu neto
Repentista transcendente.

Da minha progenitura
Eu já falei com lisura
Em estrofes magistrais
Desse grande avô sensato
Compus o belo retrato
Com palavras geniais

Antônio Agostinho Santiago - Russas-CE

________________________________
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente boa! Contribua com a cultura! Deixe um comentário. Sou-lhe grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...